oleo-essencial-de-alecrim

Nome científico: Rosmarinus officinalis L.
Nome popular: Rosmarinus coronarium; Alecrim (Brasil); Romero (Espanha), Rosemary (Inglaterra); Romarin (França); Rosmarino (Ital).

O Alecrim é uma das espécies aromáticas com maior emprego desde os tempos remotos, devido às suas propriedades medicinais, comestíveis e aromáticas.
Os primeiros arbustos foram introduzidos nos Alpes pelos monges, sendo muito popular nos jardins monásticos. Estudantes gregos usavam grinaldas de alecrim para melhorar sua memória quando se preparavam para exames. O óleo essencial foi obtido por destilação pela primeira vez em 1330, graças às investigações de Ramon Llull. À partir de então ficou muito popularmente conhecida pela famosa “água da rainha da Hungria”.

É um arbusto aromático, pertencente à família das Labiadas, apresentando altura de um metro, podendo chegar a dois, possui flores pequenas, de cor azulada, agrupadas em ramos densos. Aparecem no fim da primavera e no início do verão, as folhas são finíssimas, de tonalidade verde escuro. É originário do Mediterrâneo, crescendo silvestre sobre todo tipo de substrato, do nível do mar até 700 m de altitude, preferindo as encostas rochosas e ensolaradas ou solo seco e arenoso. É uma das plantas preferidas por abelhas. Os maiores produtores são Espanha, Tunísia e Marrocos.

As partes utilizadas da planta são galhos, copas em floração e folhas. O tipo de extração é sob destilação a vapor.
Seu aroma é forte, herbáceo, refrescante e penetrante.

Suas propriedades são:

Analgésico, antidepressivo, antirreumático, antisséptico, antiespasmódico, adstringente, carminativo, cefálico, colagogo, cicatrizante, revigorante, digestivo, diurético, emenagogo, estimulante do fígado, hipertensor, nervino, resolutivo, estimulante tônico estomacal, sudorífero, tônico geral e vulnerário.
Mente: Revitaliza as células cerebrais, clareia a mente e estimula a memória, revigorante para esforço mental excessivo. Fortalece a mente quando há fraqueza mental e esgotamento além de protetor psíquico.
Corpo: Ativa os sentidos e pode ajudar a restaurar dificuldades de fala, audição e visão. Alivia dores de cabeça e enxaqueca, especialmente quando associadas a problemas gástricos. Ajuda a amenizar a gota, dor reumática e cansaço muscular por esforço. Tonificante para o coração, estimulante cardíaco, normalizando a pressão arterial em caso de hipotensão.
Pele: Útil para pele flácida, adstringente, tonificante e aglutinante. Pode ser benéfica para o couro cabeludo, combatendo e prevenindo caspa e estimulando o crescimento capilar.
Precauções: Pessoas com epilepsia ou hipertensão arterial e gestantes devem evitar. Pode anular o efeito de medicamentos homeopáticos. Deve ser mantido longe de animais domésticos, especialmente gatos.

Referências: Instituto Samia Maluf de Estudos aplicados em Aromaterapia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 9 =