o-que-e-calatonia

O que é Calatonia?

Indicada para as pessoas que possuem alguma resistência em receber massagens, a calatonia é uma técnica muito interessante para ser aplicada, pois 90% dos toques são aplicados nos pés (região na qual há maior liberdade de toque) e o cliente permanece vestido durante toda a sessão.

Os toques realizados na calatonia se concentram nos dedos dos pés, calcanhar, tornozelo, panturrilha e apenas uma das posições é realizado na nuca.

Cada posição tem em média 3 minutos. Portanto, a sessão da calatonia tem a duração de 30 minutos e seus benefícios são ótimos.

História da Calatonia

Fugindo da II Guerra Mundial, o médico húngaro e criador da técnica terapeutica, Pethö Sándor, emigrou e fixou residência no Brasil no ano de 1949.

Durante a II Guerra, o médico atuou arduamente no atendimento dos feridos e refugiados em deslocamento pela Europa. Durante os atendimentos, ele começou a notar que os toques na pele (mesmo sem uma técnica ainda definida) promoviam o conforto, relaxamento, melhora física como também psicológica para seus pacientes.

Em grego, “kalós” significa bom e “tonia” significa tensão ou tônus, ou seja, a definição para calatonia é “recuperar o tônus ideal.

Segundo o médico, muitos problemas de saúde eram causados devido ao excesso de tônus neurológico que se apresentam no corpo através da hipersensibilidade e tensão. Quando esta tensão é “aliviada”, sintomas como a própria tensão e dor, por exemplo, são resolvidas.

Benefícios da Calatonia

A Calatonia não visa um resultado específico, porém, pode auxiliar nas seguintes situações:

  • Alívio da tensão muscular
  • Reduzir a ansiedade
  • Alívio de dores
  • Problemas com enxaqueca
  • Alívio do estresse
  • Problemas com asma

Conclusão

Por experiência própria como terapeuta e cliente de sessões de calatonia, esta técnica é uma excelente ferramenta para promover o relaxamento do corpo e mente.

É fundamental que as sessões sejam feitas por profissional habilitado e experiente para avaliar as possíveis reações emocionais do cliente após a sessão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dez =