massagem-sueca

É um método terapêutico de massagem e que, em determinadas situações, pode ser a solução de relaxamento e/ou cura, certa.

Massagem Sueca – Breve História

Foi desenvolvida na Suécia por Pehr Henrik Ling, no século XIX. Ling era ginasta e esgrimista e pesquisou estilos de massagens antigas, como a dos romanos e dos chineses e estudou a relação tipo de manobra versus velocidade e intensidade da mesma e qual o efeito no organismo humano.

A massagem no Ocidente, muito popular na Grécia e na Roma antiga, foi praticamente banida na idade média, devido a dogmas religiosos que viam toda forma de atividade corporal, como algo pecaminoso. No Oriente, na época de Per Henrik Lin, os chineses e os japoneses ainda preservavam suas técnicas avançadas de terapias corporais, como o Tuiná e o Anma.

A maioria dos profissionais atribui à Per henrik Ling o título de “Pai” da Massagem Sueca. Ele redescobriu a massagem e inventou novas técnicas dando-lhe designações francesas, como por exemplo: effleurage, pétrissage, tapotement, vibration, etc, termos e técnicas que ainda hoje se usam.

Massagem Sueca – A Técnica

Embora seja costume identificá-la como suave e superficial, as técnicas variam de leve a vigorosa. Geralmente, a Massagem Sueca utiliza uma combinação de toques de deslizamento longo, pressão, percussão e fricção aplicados à musculatura superficial. Esses toques podem ser aplicados separadamente ou combinados, conforme a necessidade do cliente durante a sessão. Em geral, são combinados com movimentos passivos e ativos que acalmam e relaxam o paciente e, ao mesmo tempo, ativam a circulação.

Benefícios da Massagem Sueca

A massagem de relaxamento e a massagem para a manutenção da saúde são consideradas modalidades suecas. Os seus benefícios mecânicos são o aumento da circulação sanguínea, da circulação linfática e da amplitude de movimento.

O principal benefício fisiológico desta massagem é a expulsão do ácido lático das fibras musculares. É muito útil para atletas e pessoas com dores musculares decorrentes de tensão.

Pode afirmar-se que os efeitos fisiológicos da massagem sueca são evidentes em todos os sistemas orgânicos, como o sistema esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório digestivo e fundamental na regulação do organismo.

Em detalhes:

os músculos tensos e doloridos relaxam e ficam mais elásticos;

o tecido conjuntivo fica mais flexível e age para não deixar criar cicatrizes nos músculos, após uma lesão;

aumenta a circulação sanguínea e o transporte de oxigénio e nutrientes para os músculos;

alivia câimbras;

aumenta a circulação linfática e melhora o sistema imunológico;

ajuda a anular toxinas, principalmente o ácido láctico;

alivia inchaços;

melhora a respiração;

normaliza a pressão sanguínea;

melhora a capacidade de funcionamento e recuperação muscular;

tem um efeito relaxante na sistema nervoso;

diminui o stress;

melhora o sistema digestivo;

proporciona um sono relaxado;

recupera rapidamente lesões por esforço repetitivo, como a tendinite;

ajuda pessoas com fibromialgia;

aumenta o conhecimento do corpo.

Contraindicações:

Consultar a Terapeuta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 2 =