Durante o período de gestação, há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações musculares e estruturais. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver o sódio, e isso causa a retenção de líquidos, causando inchaço. A gestação acaba trazendo uma carga maior do que o corpo estava acostumado em um curto tempo. a massagem traz  harmonia para a mamãe e para o bebê. Os bebês podem perceber e curtir todo cuidado e relaxamento que a mãe está sentindo durante a massagem

Muitas massagens são contraindicadas durante a gestação porque podem aumentar a circulação sanguínea, estimular pontos reflexos, aumentar a pressão intra-abdominal ou provocar a contração uterina podendo ser prejudicial ao bebê. Assim, é mais indicado receber somente massagens especiais para grávidas, realizadas por um terapeuta especializado e aproveitar todos os seus benefícios de forma segura e eficaz.

Como é realizada a massagem sinestésica para gestantes?

A Massagem Sinestésica para gestantes, utiliza técnicas da drenagem linfática e massagem relaxante/terapêutica combinadas.

Ela requer mais atenção e dedicação do terapeuta, nesta fase em que as emoções e descobertas estão mais presentes na vida da mulher. Portanto o tempo de atendimento varia entre uma hora e quinze minutos e uma hora e meia.

As manobras são realizadas em decúbito dorsal (barriga para cima) e decúbito lateral (deitada de lado). Essas posições evitam qualquer tipo de pressão na barriga ou dores na região lombar. São utilizados óleos vegetais, que podem conter óleos essenciais aromáticos 100% naturais, ou sem nenhum aroma, de acordo com a preferência de cada mulher.

A terapeuta realiza movimentos de suave pressão e deslizamentos com as mãos por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, os quais trabalham para eliminá-los pela urina. É comum sentir vontade de urinar logo após (ou durante) a sessão e este é um sinal de que a drenagem surtiu efeito.

Além da drenagem, uma massagem relaxante/terapêutica é feita, principalmente nas regiões das costas, pescoço, rosto, cabeça e extremidades. Aliviando imediatamente dores lombares, musculares, fadiga e cefaléia. Também pode ser oferecida, a deliciosa sensação de pedras levemente aquecidas na região da lombar e nas costas, que sofrem muito na fase da gestação ou Reiki, que é uma energização universal através das imposição das mãos em posições específicas no corpo.

Após o término da massagem, há um período de integração, onde a gestante permanece deitada e quieta por alguns minutos, sem o toque da terapeuta, para que todos os benefícios físicos e energéticos gerados com o toque sejam melhor assimilados e durem mais tempo.

Ambiente

O ambiente é preparado com muito carinho e atenção. São checados importantes itens para proporcionar um maior bem-estar: Temperatura agradável,  música suave e em volume baixo, iluminação aconchegante com cromoterapia, aromaterapia específica para a gestante, e livre de qualquer odor que possa causar enjoos. A maca é especialmente montada para acomodar o corpo nas regiões que mais podem causar desconforto, como apoio para cervical, joelhos e lombar. Banheiro próximo à sala de atendimento, pois é possível que a paciente sinta vontade de urinar mesmo antes do término da sessão, não sendo benéfico manter a bexiga cheia.

Benefícios da Massagem Sinestésica para gestantes

A Massagem Sinestésica para gestantes traz muitos benefícios, não só para a mãe como também para o bebê. O bebê dentro da barriga consegue sentir a tranquilidade e o relaxamento da mãe, durante a sessão. Há um alívio imediato de dores lombares, musculares, fadiga e cefaléia. Também diminui o inchaço das pernas, cansaço e enjoos. Reduz stress e ansiedade e ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Melhora o humor, a qualidade do sono e alívio da  sensação de peso ao caminhar e se movimentar. Os benefícios da massagem na gravidez incluem a diminuição da dor nas costas e nas pernas, o aumento da hidratação da pele, contribuindo para a prevenção das estrias, melhorando a auto-estima e contribui até mesmo para o combate a depressão sendo por isso uma boa estratégia natural para melhorar a qualidade de vida da mulher nesta fase transformadora.

Quais são as precauções ?

A massagem em gestantes sempre foi um assunto de muitos mitos. Alguns terapeutas sentem receio de aplicar massagem em gestantes e as próprias gestantes acabando ficando inseguras de receber massagem nesta fase. Sabemos o quanto a massagem traz benefícios às pessoas: homens, mulheres, crianças e idosos. Todos podem e devem ter a agradável sensação e os benefícios que a massagem proporciona. Não seria diferente com as gestantes. Mas é importante ressaltar as condutas que devem ser tomadas antes de Algumas delas são:

Quando pode ser aplicada ?

Via de regra, a sessão só é indicada para gestação a partir do terceiro mês. Os primeiros meses de gestação são os mais delicados, quando ocorre o maior índice de abortos.

Existe alguma contraindicação ?

É fundamental a autorização do médico que acompanha esta gestante. Somente ele pode liberar a gestante para massagens e exercícios. A futura mamãe precisa apresentar uma autorização de seu médico por escrito para receber as massagens. O médico também irá dizer se será permitido o toque na barriga ou não, porém, mesmo com esta permissão, algumas mães preferem não ser tocadas nesta parte do corpo. Essa vontade será sempre respeitada.

A gestação é uma fase linda e fantástica na vida de uma mulher, mas também de muitas mudanças corporais e  emocionais, com muitas inseguranças e maior sensibilidade. O toque vem auxiliar neste momento, não só para um melhor estado de relaxamento e bem estar, como também nas dores musculares causadas pelas mudanças no corpo e pelo aumento de peso. O objetivo da Massagem Sinestésica para Gestantes é fazer com que a experiência com seja repleta de sensações magníficas para a mamãe e para o bebê.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =