Abhyanga

A Massagem Abhyanga faz parte do sistema Ayurveda (ayur =vida, veda =sabedoria), que é a medicina tradicional indiana, diferente da Yoga Massagem Ayurvédica, que é realizada em um outro contexto terapêutico.  Uma massagem deliciosa de se receber, sendo extremamente relaxante e calmante.

Quando se fala em terapia ayurvédica, sabe-se que as massagens são feitas com muito mais óleo do que em uma massagem tradicional. O conceito abhyanga significa olear, espalhar óleo, untar, aplicação de medicamento. É uma terapia de snehana (oleação) que pode ser traduzida por óleo, mas também por carinho e afeto. É a massagem mais utilizada nos tratamentos ayurvédicos, sendo base para todas as outras e realizada quase sempre antes de outras modalidades.

O abhyanga é uma oleação feita com óleo aquecido escolhido de acordo com o biotipo (dosha) do paciente, sendo que o tempo, o ritmo e a pressão também seguem este conceito. Durante o tratamento todos os pontos (marmas),  são manipulados com a função de mobilizar toxinas para que elas sejam eliminadas e leves alongamentos são realizados com a mesma função.

A Ayurveda tem uma abordagem diferente da massoterapia que, utiliza as manobras principalmente com fins de relaxamento muscular e emocional. A massagem é a principal ferramenta terapêutica nos tratamentos ayurvédicos pois é através dela que as toxinas são mobilizadas pelo organismo e o maior órgão do corpo humano, a pele, é utilizado como via de absorção das ervas medicinais contidas nos óleos preparados.

Benefícios da Abhyanga:

–  Promoção de um profundo relaxamento e bem-estar

– Absorção de óleo medicado pela pele

– Mobilização de toxinas (ama): para ayurveda, as toxinas se manifestam através de ama, uma substância tóxica e pegajosa que gruda nos tecidos do corpo como um chiclé. Para remover ama do corpo deve-se fazer com que ela retorne para seu local de origem – o sistema digestivo, para que possa ser digerida e eliminada do corpo. Neste caso, o óleo e os movimentos da massagem é que fazem com que as toxinas se desprendam dos tecidos.

– Ativação dos pontos de reflexologia estimulando os marmas..

– Desbloqueio de canais físicos (srotas) e canais sutis (nadis)

Indicações da Abhyanga:

– Como Purva Karma – preparação do Panchakarma (cinco processos de desintoxicação profunda que tem o objetivo de eliminar o dosha em excesso que está causando doença).

Como terapia de Shamana (mais suave, não invasiva)  ou pacificação do dosha desequilibrado.

– Como terapia de tonificação e rejuvenescimento (rasayana). Assim como as massagens sistêmicas, o abhyanga promove uma maior oxigenação dos tecidos do corpo. Para a ayurveda, prana, a energia vital é carregada pelo oxigênio em nossa corrente sanguínea e o abhyanga aumenta a concentração desta energia vital no corpo.

– Como terapia anti-vata ou para reduzir o dosha Vata

Contraindicada em casos de febre, diarréia, excesso de toxinas, diarréia, indigestão, intoxicação alimentar, logo após refeições e menstruação.

Abhyanga é uma prática excelente para todos os doshas, mas é diferente para cada um: um abhyanga para vata deve ser lento, com toque e manobras firmes e óleo em abundância de qualidade quente; pitta requer um óleo frio como o de côco, um toque constante e ritmo moderado. O abhyanga em Kapha deve ser com manobras vigorosas e profundas, com pouco óleo e rápida.

Óleos para Vata: pesados e quentes

Gergelim

Rícino

Buriti

Dendê

Avelã

Castanha do pará

Ghee

Óleos para Pitta: leves e frios

Côco

Oliva

Semente de uva

Abacate

Girassol

Palmiste

Açafrão (cúrcuma)

Óleos para kapha: leves, quentes e adstringentes

Mostarda

Linhaça

Milho

Papoula

andiroba

Receber Abhyanga é uma terapia de auto-conhecimento. Quando somos tocados em regiões que geralmente nos passam despercebidas, passamos pela experiência de  novas sensações de dor e prazer. O toque traz atenção e presença para o momento e por consequência o auto-conhecimento do corpo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − nove =